domingo, 3 de janeiro de 2010

Chove chuva

Cada um tem uma interpretação do que vê no céu. Outro dia, por exemplo, uma amiga de Sampa esteve aqui em Santos, em um desses dias de calor infernal. No cair da tarde, quando o céu ficou pintado de azul turquesa e rosa, a observação dela foi em relação à beleza do pôr do sol. Pra nós, que vivemos aqui, "lemos" essa informação como um dia seguinte de MUITO calor, difícil de conviver.

Posso me atrever a dizer que com a chuva é o mesmo. As plantas agradecem a água. Nós, seres humanos que fizemos outro uso do solo, rezamos para que não chova demais para não testemunhar mais tragédias de deslizamento de morros.

Como bem lembrou a Andrea, no Nove Cidades, há semelhanças entre a Baixada Santista e o Rio de Janeiro, por conta da ocupação irregular das áreas de encosta dos morros.

Deve-se lembrar, porém, que a própria cidade tem expulsado a população mais carente para essas áreas, pois está cada vez mais alto o valor dos imóveis na área urbana. O déficit de moradias de interesse social, na Baixada, já chega a mais de 30%, conforme dados das prefeituras.

Sem opção, por falta de políticas públicas, restam as áreas sensíveis, de risco. Risco para si, para o meio ambiente e para a cidade.
E como as mudanças climáticas SÃO UMA REALIDADE, vamos ser obrigados e ver novamente cenas de destruição por conta da ocupação desordenada.

Nenhum comentário: