segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mais um signatário

O recém-eleito primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, declarou que o país vai assinar o Protocolo de Kyoto. O candidato vencedor derrotou John Howard, seguidor fiel das políticas norte-americanas em relação à questão climática e à guerra no Iraque, por exemplo.

Quem ganha é o planeta, com mais um signatário de peso. Mais uma prova de que o Universo conspira a favor da vida.

Palestra


No último sábado realizei uma palestra no Núcleo Bandeirantes Santos e fiquei super feliz com o resultado. Conversamos sobre Cidadania Planetária, Aquecimento Global e uso racional das sacolas plásticas e a adoção de sacolas retornáveis. O retorno foi ótimo, pois sinto que as pessoas estão, de uma forma geral, preocupadas com o tema e desejam fazer algo.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Aproveitamento sustentável de madeira

Acontece hoje a exposição da Oficina Catapau, com peças de decoração e brinquedos educativos com sobras de madeira. As peças são belíssimas e os brinquedos encantadores. Vale a visita.

Idealizado pelo artista Pedro Ranciaro, o projeto Catapau proporciona o recolhimento de madeiras nobres das ruas da cidade, evitando o corte de árvores da mata.

Quando: 15 a 18 de novembro
Local: Rua da Cosntituição, 81-A, Centro - Santos
Horário: 16h às 22h.

Sacolas Retornáveis Carbono Zero - Radar Local - Rede TV

Ajude a evitar o descarte indiscriminado de plástico no meio ambiente. Adote a sacola retornável.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cidadania planetária


Um tema que vem tomando conta das discussões ambientais é o comprometimento de cada um com o planeta, em uma larga escala, a partir de suas ações mínimas, como uso racional de água, energia e combustível, assim como reciclagem. Daí vem o conceito de cidadania planetária, que defende que somos todos habitantes de um mesmo planeta e devemos cuidar dele como nossa casa.

Para ampliar a reflexão, deixo o link para a Carta da Terra, lançada oficialmente em 2000. A proposta, conforme o documento, é estabelecer uma base ética sólida para a sociedade civil e cooperar na "construção de um mundo sustentável baseado no respeito à natureza, aos direitos humanos universais, à justiça econômica e a uma cultura de paz".

Mapa energético

O Estado de São Paulo será o primeiro do país a fazer um inventário da capacidade de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Entre as propostas estão elaborar o cadastro das usinas de co-geração da indústria canavieira, levantar a capacidade elétrica destas unidades e o estudo da rede elétrica paulista.

A um prazo de dez anos, estão previstas a avaliação do potencial da oferta de bioeletricidade e a projeção da capacidade instalada de produção das usinas de co-geração da indústria paulista de açúcar e álcool.

sábado, 3 de novembro de 2007

Divulgação

A Silvia, do blog Faça sua Parte, mencionou as sacolas retornáveis Carbono Zero lá, junto com outras iniciativas. Vamos passar adiante a idéia. Se você tem habilidade e criatividade, mãos a obra. O meio ambiente agradece.

Mas se você é do tipo que nem sabe pregar um botão, estou à disposição. No link ao lado a galeria de fotos.

Discurso = ação?

A última enquete Carbono Zero destacou discurso e ação, questionando o que distancia os dois pólos. O resultado foi bastante equilibrado. Para 33% dos internautas, falta comprometimento individual, aquele bordão que cada um faz a sua parte.

Empatadas em 25% ficaram educação ambiental e políticas públicas. E apenas 16% concordam com Al Gore, que diz que o problema está em reconhecer a urgência do problema ambiental, quer seja por parte da população como poder público.

Energia solar

Um país como o Brasil, com sol praticamente 365 dias ao ano, tem um potencial enorme para adotar o aquecimento solar em residências. Na cidade de São Paulo, por exemplo, as novas edificações com mais de três banheiros são obrigadas a dispor de painéis fotovoltáicos de captação de energia solar.

Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, o programa Cidade Solares realizou, no mês de setembro, no Parque Ibirapuera, uma série de oficinas para ensinar a montar aquecedor de baixo custo, feito a partir de garrafas PET e caixas de longa-vida (vide post). É possível baixar as apresentações no site do Cidades Solares.

Para quem quiser se aventurar e montar sozinho, outra fonte é o site do Instituto Ambiental do Paraná oferece um passo-a-passo do processo. A instalação chega a ter um custo inferior a R$100 e gera uma economia de energia elétrica da ordem de 40%.