segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Política Ambiental

Aconteceu hoje (09), em São Paulo, a aprovação da Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PEMC), a menos de 30 dias da COP 15 (Conferência do Clima das Partes em Copenhague, em 7 de dezembro). A ONU pede medidas e metas de comprometimento com a redução dos gases de efeito estufa (GEE) que agravam o aquecimento global.

Com isso, o Estado sai na frente no compromisso, estabelecendo a redução de 20% de emissão de CO2 com base em 2005. Vale lembrar que o estado vem trabalhando para reduzir os GEEs com a troca da frota de ônibus e uso de biodiesel. Mas para o estado que mais produz, 20% é bem ambicioso, uma vez que as políticas públicas devem ajudar na cooperação técnica de empresas na produção mais limpa, os chamados Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).

No site do governo estadual, um link com um FAQ sobre a PEMC:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205858&c=6

5 comentários:

Unknown disse...

Luisa Carolina 1ºG Nº24

O Estado de São Paulo cometeu a atitude correta ao se comprometer em cumprir essa meta de redução desses gases, já que lá tem a maior frota de carros no Brasil nas ruas.
Como a autora diz é muito bom todo esse comprometimento com tudo isso, mas será que São Paulo está preparado para fazer isso?

Davi disse...

Oi sou aluno de uma escola chamada salesianos e gostaria de saber o que o ser humano (civil) poderia fazer para contribuir com a diminuição de CO2 na atmosfera?

Luz Fernández disse...

Luisa, sim o Estado está preparado, uma vez que vem trabalhando há anos para isso. Aqui falamos Estado como entidade pública, não sociedade civil e indústrias. Acredito sim, sou otimista. Eco_sds.

Luz Fernández disse...

Davi, cada um deve se comprometer em diminuir sua pegada de carbono, optando pelo transporte coletivo, consumindo menos carne, consumindo menos em geral, fazendo um uso responsável da água e energia, reciclando. Há várias formas, basta disposição. Eco_sds,

Allan Robert P. J. disse...

Luz,

Cadê você?

Que o Natal seja de alegria e paz e um 2010 cheio de conquistas e realizações! :)