terça-feira, 10 de junho de 2008

Minc e seus coletes

Ontem, o entrevistado do Roda Viva, na TV Cultura, foi o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Várias novidades no programa, como a estréia da jornalista Lilian Witte Fibe no comando, e blogueiros ao vivo, participando na bancada por meio do Twitter, ferramenta que possibilita postar comentários simultâneos sobre o que está rolando, como uma sala de bate-papo. Minha amiga do Faça sua Parte, Lucia Malla, estava lá marcando território. Pra quem quiser saber um pouco dos bastidores e a impressão da Malla, que é cientista e defensora dos oceanos, dê uma olhada aqui. Veja a galera twittando aqui.

Acompanhei o programa e fiquei com a sensação de que ficamos sem respostas. O mais triste foi ouvir que a licença do Rio Madeira vai sair. E vamos barganhando, para o bem do desenvolvimento. E vamos acompanhando a troca dos coletes (ao todo 42, contabilizados pelo próprio ministro) pra ver onde vamos parar. Saudades da Marina, na boa...

sábado, 7 de junho de 2008

Relatos ambientais

Fui convidada pela Débora Menezes, do Educom Verde, para participar dos Relatos Ambientais que está organizando no blog dela. Deixei lá meu testemunho, uma tentativa de ilustrar minha história com o meio ambiente.

A seguir um trecho:

Paixão desde sempre
Meu envolvimento com o pensamento ecológico vem de berço. Em casa, reutilizávamos de tudo, em uma época em que ninguém se preocupava com desperdício de recursos naturais. Minha mãe nos educava assim, sem bandeiras, na simplicidade e conhecimento empírico.

Aos 12 anos, já estava envolvida com o movimento para salvar as encostas da Serra do Mar. Realizamos um abraço simbólico, na praia, para mostrar nossa indignação à falta de políticas de contenção das encostas da Serra do Mar. Lembro até hoje dos panfletos: “Não deixe a Serra do Mar invadir sua sala de aula”. Aquilo pra mim, naquele momento, era o mais importante acontecimento do universo. De fato, era.

Leia tudo aqui

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje vou fazer um relato em primeira pessoa. Estou super contente porque nesta data simbólica, Dia Mundial do Meio Ambiente, senti que fiz algo de concreto para o planeta. Não que não faça usualmente, pois considero meu estilo de vida bastante sustentável. Uso transporte coletivo, não uso sacolas plásticas, sou vegetariana, procuro consumir apenas o necessário, evito produtos não sustentáveis e que exploram a mão de obra, reciclo o máximo possível, tenho meu trabalho junto ao Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e região, e por aí vai.

Auditório do Aristóteles Ferreira lotado pra ouvir sobre meio ambiente

Mas hoje falei para mais de 120 jovens, na Escola Estadual Aristóteles Ferreira, em Santos, sobre Cidadania Planetária e Consumo Consciente. Provoquei reflexões e tenho certeza que plantei minha semente para mudar comportamentos. Isso é o que me move, que faz valer tudo a pena. Eu sou otimista, no sentido que vi o sociólogo Pierry Levy atribuir a otimismo, uma opção pelo vai dar certo, não apenas projeções.
Então, fica aqui o meu convite: experimente uma vida sustentável. O Planeta agradece.
Eco_saudações!

Participe da Blogagem Coletiva do Faça sua Parte vc tb.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Exposição "Do Lixo ao Luxo"

Acontece no Aquário de Santos, até 16 de junho a exposição "Do Lixo ao Luxo", com sucatas transformadas. Segundo a organização, a proposta é induzir a um novo olhar sobre o lixo e na reciclagem de sucatas para bens duráveis.

Com a exposição, pretende-se gerar novas alternativas para o lixo das cidades e ainda promover a sustentabilidade local, pois a idéia é ministrar oficinas em comunidades para multiplicar o conceito.

Aquário de Santos - Santos - SP
Av. Bartolomeu de Gusmão, s/ n° - Ponta da Praia
Horários: terça a sexta - das 9h às 18h
Sábado e domingo - das 9h às 20h
Informações: (13) 3236-9996