terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Kyoto + 10

O Protocolo de Kyoto completa 10 anos, com data de validade já expirada. A 13ª Conferência do Clima (COP 13), realizada em Bali, discute sua substituição com ferramentas mais eficazes para a mitigação dos GEE (gases de efeito estufa).

Em suma, o protocolo é um acordo internacional para reduzir as emissões de GEE dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O objetivo é a redução das emissões em 5,2%, entre 2008 e 2012, com base nos nível de 1990.

Desde quando foi negociado em 1997 em Kyoto, Japão, e assinado por 84 nações, gerou impasse, pois países desenvolvidos como Estados Unidos, Russia e Austália não ratificaram o acordo. Mas em 2004, a Rússia tornou-se signatária e, recentemente, a Austrália. Já os Estados Unidos classifica o protocolo como má política (palavras do presidente G.W. Bush), recusando-se a ratificá-lo.

Para constar, em 2004 o Brasil criticava os cálculos que o posicionavam como 6º maior emissor de GEE. Passados três anos, saltamos para a 4ª posição, graças ao nível de desmatamento.

Veja a lista de signatários. Austrália ainda não consta, pois acaba de anunciar a intenção de assiná-lo.

Nenhum comentário: