terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Na contramão

Enquanto em Bali se discutem soluções que substituam o Protocolo de Kyoto, com término em 2012, um grupo intitulado Painel Internacional Não-governamental sobre Mudanças Climáticas (NIPCC) argumenta que as estratégias para diminuição dos GEE (gases de efeito estufa) são perda de tempo e dinheiro.

A informação é do Estadão, na cobertura da 13ª Conferência do Clima (COP-13) de Bali, Indonésia. O grupo de cerca de 20 climatologistas enviou um email aos jornalistas que cobrem o evento, destacando ainda que o acúmulo de CO2 na atmosfera é bom. De certa forma, não é equívoco, pois o efeito estufa é o que mantém a temperatura em níveis suportáveis para a existência de vida. O problema está na quantidade dos GEE emitidos e fixados por longo tempo, como é o caso.

Vale lembrar que o comunicado enviado a imprensa ocorre no mesmo dia em que o Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC) recebe o prêmio Nobel da Paz, juntamente com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, pelas pesquisas sobre a questão climática e a divulgação desses dados.

Nenhum comentário: