domingo, 30 de dezembro de 2007

Óleo vira biodiesel em Santos

O óleo de cozinha usado descartado pela população da região metropolitana da Baixada Santista vai se transformar em biodiesel, após a instalação de uma usina de reciclagem. O projeto faz parte de um programa federal e irá contemplar várias cidades e regiões ao redor do País, conforme reportagem do caderno de Ciências & Meio Ambiente de A Tribuna.

O objetivo principal do programa é utilizar o biodiesel no abastecimento das frotas municipais, como já acontece em Indaiatuba, interior de São Paulo. Lá, um projeto da Unicamp em parceria com o governo federal produz biodiesel suficiente para abastecer os carros de utilidade pública. No último mês, foi anunciada a construção de uma usina com capacidade para produzir 45 mil litros de biodiesel/dia (cerca de 1 milhão de litros/mês).

Mas antes mesmo do programa começar é possível dar um destino correto ao óleo de cozinha. Vale lembrar que 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água se jogado no ralo da pia. Confira os postos de coleta de óleo usado aqui.

Nenhum comentário: