domingo, 30 de dezembro de 2007

Um 2008 mais verde



Cartões de Ano Novo do Fabio Yabu, do blog Mude o Mundo. Espalhe a mensagem.

Resoluções de Ano Novo

Que tal adicionar atitudes "verdes" a sua lista resoluções para 2008?
Aqui vão algumas dicas para adotar uma cidadania planetária:
- Praticar os 3R´s: reduzir, reutilizar e reciclar;
- Comprar produtos sustentáveis e orgânicos;
- Dar preferência ao transporte público;
- Utilizar carros movidos a biodiesel;
- Usar papel reciclado;
- Desligar aparelhos da tomada quando não estão em uso;
- Separar o óleo de fritura em PETs e levá-lo ao posto de coleta mais próximo;
- Colocar em prática programa de coleta seletiva em seu edifício;
- Plantar árvores;
- Comer menos carne animal

Quanto menos se polui, mais o planeta consegue se regenerar dos impactos causados pelo nosso processo de produção e existência.

Óleo vira biodiesel em Santos

O óleo de cozinha usado descartado pela população da região metropolitana da Baixada Santista vai se transformar em biodiesel, após a instalação de uma usina de reciclagem. O projeto faz parte de um programa federal e irá contemplar várias cidades e regiões ao redor do País, conforme reportagem do caderno de Ciências & Meio Ambiente de A Tribuna.

O objetivo principal do programa é utilizar o biodiesel no abastecimento das frotas municipais, como já acontece em Indaiatuba, interior de São Paulo. Lá, um projeto da Unicamp em parceria com o governo federal produz biodiesel suficiente para abastecer os carros de utilidade pública. No último mês, foi anunciada a construção de uma usina com capacidade para produzir 45 mil litros de biodiesel/dia (cerca de 1 milhão de litros/mês).

Mas antes mesmo do programa começar é possível dar um destino correto ao óleo de cozinha. Vale lembrar que 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água se jogado no ralo da pia. Confira os postos de coleta de óleo usado aqui.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Bazar de Natal


As sacolas retornáveis Carbono Zero estarão em um bazar neste finde, sábado e domingo, aqui em Santos. Haverá exposição de confecções, bijus, velas entre outras idéias super legais para presentear seus amigos. Venha conferir:

Local: Rua Liberdade, 44 (prox. Canal 4)
Data: 22 e 23, das 16h às 22h
Entrada: R$2

sábado, 15 de dezembro de 2007

Acordo em Bali

Estados Unidos mudam o tom e entram em consenso com demais países, saindo assim acordo na Conferência das Partes para as Mudanças Climáticas (COP 13) em Bali, Indonésia. O evento terminou às 8h30 da manhã (horário de Brasília) com a promessa de se traçar caminhos para diminuir o aquecimento global. A questão é que, para se chegar a um acordo, foi retirado item que trata das metas de redução de GEE(gases de efeito estufa) até 2020.

A reunião para redigir e aprovar o acordo final foi madrugada adentro, com muita tensão, descrédito e vaias, segundo a reportagem da BBC Londres. Durante 13 dias, 190 países estiveram em plenário para discutir o avanço do aquecimento global.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Artes & Afins



As sacolas Carbono Zero estarão no bazar Artes e Afins, neste fim de semana, dias 15 e 16, realizado na Rua Júlio Conceição, 263, Vila Mathias, Santos, das 16h às 22h. O ingresso é R$2 e será destinado aos Criadores de Possibilidades.

Enquanto isso, em Bali

Encerra-se hoje, em Bali, a 13ª Conferência da Partes (COP 13) para as Mudanças Climáticas, que reúne países industrializados ou não em torno da discussão da substituição do Protocolo de Kyoto. Mas um acordo está bem longe, uma vez que os Estados Unidos recusam-se a assumir metas.

Além de estabelecer metas de corte de emissão de GEE (gases de efeito estufa), o encontro tem em pauta o desenvolvimento sustentável de países em desenvolvimento, com os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Para desmerecer o encontro, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente dos EUA G.W. Bush convidou os países desenvolvidos para debater o tema em janeiro próximo. Já a União Européia mandou seu recado, dizendo que não há o que discutir sem a intenção de cortes nas emissões e que o palco de discussões é Bali, que tem por base os estudos dos cientistas especialistas na crise climática.

É esperar para ver o desfecho.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Kyoto + 10

O Protocolo de Kyoto completa 10 anos, com data de validade já expirada. A 13ª Conferência do Clima (COP 13), realizada em Bali, discute sua substituição com ferramentas mais eficazes para a mitigação dos GEE (gases de efeito estufa).

Em suma, o protocolo é um acordo internacional para reduzir as emissões de GEE dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O objetivo é a redução das emissões em 5,2%, entre 2008 e 2012, com base nos nível de 1990.

Desde quando foi negociado em 1997 em Kyoto, Japão, e assinado por 84 nações, gerou impasse, pois países desenvolvidos como Estados Unidos, Russia e Austália não ratificaram o acordo. Mas em 2004, a Rússia tornou-se signatária e, recentemente, a Austrália. Já os Estados Unidos classifica o protocolo como má política (palavras do presidente G.W. Bush), recusando-se a ratificá-lo.

Para constar, em 2004 o Brasil criticava os cálculos que o posicionavam como 6º maior emissor de GEE. Passados três anos, saltamos para a 4ª posição, graças ao nível de desmatamento.

Veja a lista de signatários. Austrália ainda não consta, pois acaba de anunciar a intenção de assiná-lo.

Na contramão

Enquanto em Bali se discutem soluções que substituam o Protocolo de Kyoto, com término em 2012, um grupo intitulado Painel Internacional Não-governamental sobre Mudanças Climáticas (NIPCC) argumenta que as estratégias para diminuição dos GEE (gases de efeito estufa) são perda de tempo e dinheiro.

A informação é do Estadão, na cobertura da 13ª Conferência do Clima (COP-13) de Bali, Indonésia. O grupo de cerca de 20 climatologistas enviou um email aos jornalistas que cobrem o evento, destacando ainda que o acúmulo de CO2 na atmosfera é bom. De certa forma, não é equívoco, pois o efeito estufa é o que mantém a temperatura em níveis suportáveis para a existência de vida. O problema está na quantidade dos GEE emitidos e fixados por longo tempo, como é o caso.

Vale lembrar que o comunicado enviado a imprensa ocorre no mesmo dia em que o Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC) recebe o prêmio Nobel da Paz, juntamente com o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, pelas pesquisas sobre a questão climática e a divulgação desses dados.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Sacolas mais resistentes

Cedendo à pressão da sociedade, entra em circulação dentro de 120 dias sacolas plásticas mais resistentes, que agüentam até 6kg, conforme publicou o caderno de Ciência e Meio Ambiente de A Tribuna. A idéia é reduzir em até 30% o consumo das sacolas plásticas, uma vez que não haverá a necessidade de usar duas ou três unidades para carregar produtos mais pesados, como leite e sucos, itens de limpeza, entre outros.

Divulgação

As sacolas retornáveis Carbono Zero estão no caderno de Ciência e Meio Ambiente de A Tribuna de hoje:

Baixada tem opções locais

Quem quiser deixar de lado o uso das sacolinhas plásticas já tem várias alternativas na Baixada Santista. Aqui, mostramos duas delas. A empresa santista 'Gatto de Rua' vende uma bolsa multifuncional, pioneira no Brasil, voltada para o mercado supermercadista. A Bag Market reveste o carrinho de supermercado com o intuito de organizar melhor as compras e facilitar o transporte. A empresa possui ainda outro modelo, menor, ideal para pequenos volumes. Já a jornalista e educadora ambiental Luz Fernández, confecciona sacolas retornáveis feitas de sobras de confecção. O produto pode ser adquirido acessando-se o seguinte blog: http://carbonozero.blogspot.com. Na página, você ainda encontra endereços de onde descartar óleo de cozinha usado entre outras dicas ambientais.

>> Íntegra da reportagem

Postos de coleta de óleo de cozinha usado

domingo, 9 de dezembro de 2007

Natal verde

Para quem está se lançando nas compras de Natal, aqui vão algumas dicas para contribuir com o meio ambiente nesse momento:

1. Planeje suas compras. Quanto mais idas ao shopping e afins, mais emissão de CO2.
2. Leve sua própria sacola para carregar as compras. E recuse as sacolinhas plásticas.
3. Compre produtos que favorecem a cadeia produtiva sustentável social e ambiental.
4. Dê preferência a produtos de empresas que colaboram com o meio ambiente.
5. Compre localmente. Produtos com procedência de lugares distantes têm um impacto de emissão de CO2 muito maior.

Se alguém tiver mais sugestões, fique à vontade.

Carro x metrô

Segundo cálculos feitos pelo Instituto Akatu, utilizar o carro como meio de transporte por dois dias equivale a um mês de locomoção de metrô no que se refere a emissão de CO2.

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) estima uma frota de 5,6 milhões na Capital. Desse montante, 3,5 milhões circulam diariamente, com ocupação de 1,2 pessoas por veículo. E a diferença na emissão pesa. Enquanto um carro popular emite cerca de 150 gramas de CO2, o metrô lança 12 gramas.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Dia sem sacola

Passe um dia sem sacola plástica. É o mutirão proposto hoje pelo governo do Estado de São Paulo. Durante todo o dia, em vários pontos da Capital e algumas cidades do interior, haverá oficinas para ensinar a confeccionar sua própria sacola.

Para quem vai às compras hoje, um site especial dá dicas e informações de como recusar as sacolas de plástico e diminuir o impacto ambiental do descarte do material.

Desde às 10 horas, há atividades no entorno dos shoppings Eldorado, Center Norte, Iguatemi e em frente ao Teatro Municipal, com a participação de grupos teatrais e distribuição de folhetos para conscientizar para alternativas às sacolas plásticas.

A estimativa é que sejam consumidas 66 milhões de sacolinhas plásticas por mês apenas em São Paulo.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Rodada de Bali

Desde segunda-feira (03) até dia 14 de dezembro, 190 países estão reunidos em Bali para discutir um acordo mundial que substitua o Protocolo de Kyoto até 2012. Segundo informações da Agência Reuters, a chance de países em desenvolvimento, como Brasil e China, terem limites de emissão de gases de efeito estufa (GEE) é de difícil negociação.

Países como os Estados Unidos, por exemplo, emitem mais de 20 toneladas de CO2 anualmente, frente a 4 toneladas da China. No Brasil, a questão é o desmatamento e as queimadas que colocam o País na posição de quarto maior emissor de CO2 no mundo.

Mudança de hábito

Sacolas retornáveis no Mais Você

Hoje, a Ana Maria Braga dedicou parte do programa à substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis de tecido. O Pão de Açúcar já tem sua sacola de TNT há uns anos, agora lançou a da Taeq. No programa, Ana mostrou outros exemplos, além da matéria editada do Cidades & Soluções sobre madeira plástica.

Enfim, a apresentadora chamou a responsabilidade dos proprietários de supermercado para oferecer sacolas por preços mais acessíveis. Ana Maria mandou fazer sacolas retornáveis com o logo do programa, e apresentou pesquisa feita pelo Ibope informando que 100% dos entrevistados usam as sacolas plásticas para descartar lixo.

Então, Ana questiona porque não usar as sacolas oxibiodegradáveis, que se disolvem em alguns meses, em contraposição às tradicionais, que levam até 500 anos para se decompor. Vale lembrar que no Paraná existe legislação para esse tipo de plástico, amplamente usado por alguns países da Europa.

Assista ao trecho do programa