sábado, 15 de março de 2008

Desenvolvimento sustentável 3

As variações de temperatura por volta de 2°C e o aumento do nível do mar em 0,4 cm são as preocupações levantadas pelo representante do país Basco, Sabin Intxaurraga. As séries de chuvas, da mesma forma, sofreram alterações na ordem de 15 a 20%. Para mudar o cenário, o país Basco criou seu próprio escritório de mudanças climáticas (Basque Office Climate Change) e defende metas rigorosas e audaciosas para a emissão de CO2: 20% até 2020 com referência o ano de 1990, conforme a determinação do Protocolo de Kyoto.

A partir do programa Less Carbon (menos carbono), que engloba 120 ações, a região assumiu o compromisso de reduzir em 14% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) deste ano até 2014. “Queremos um crescimento econômico menos dependente dos combustíveis fósseis. E ainda, temos que crescer menos para emitir menos poluentes. Senão não teremos um crescimento justo”, analisa Intxaurraga.

Histórico da nrg4SD

A Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD) foi formada em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, e reúne representantes de governos regionais subnacionais, incluindo sete estados brasileiros.

Nenhum comentário: