domingo, 16 de março de 2008

sacolas retornáveis Carbono Zero no G1

Tá na capa do G1 (portal de notícias da Globo.com) uma matéria sobre sacolas retornáveis e o Carbono Zero está lá marcando presença:

Exemplo de substituir sacos plásticos vem do exterior
Supermercados na Alemanha cobram por sacolas. Para professor, importante é não jogar sacos fora.

Por Patrícia Kappen - 16/03/2008 - 08h07 - Atualizado em 16/03/2008 - 09h19

O saco de pano chegou para substituir a sacola de plástico, tão prejudicial ao meio ambiente. O exemplo que começa a ser seguido no Brasil veio do exterior, principalmente da Europa, mas essa é uma tendência é mundial.

De acordo com a Fundação Verde, há movimentos para o fim do saco plástico principalmente na Inglaterra, na Espanha, na China, Japão e na Alemanha, onde os produtos são cobrados em supermercados.

Foi também fora do Brasil que Luz Fernandez, coordenadora do projeto Carbono Zero, se inspirou para usar as bolsas "verdes", já em 1994. Ela conta que passou fabricar o produto com pano depois de uma viagem que uma amiga fez para Londres, na Inglaterra. “Resolvi lançar as sacolas em conjunto com um programa de educação ambiental, com palestras sobre o uso racional do plástico para grupos e empresas.”

Em algumas cidades dos EUA, principalmente nas universitárias, também é possível encontrar exemplos das sacolas ecologicamente corretas. A brasileira Carolina Ellinger, que estuda na UC-Davis, Califórnia, diz que se preocupa com o ambiente e faz o que pode para ajudar o planeta. “Sacolas de plástico gastam muito mais energia para serem feitas. O plástico demora anos para se degradar e se for jogado em um lixão contribui para a poluição da água, do solo e do ar”, disse ela à reportagem do G1 por e-mail.

Importante é não jogar saco fora
Para o presidente do Instituto Brasil Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Haroldo Mattos de Lemos, a principal questão sobre a sacola plástica, mais do que a substituição por sacos de pano, é não jogá-las fora. “Na Europa, em muitos países é cobrado um valor para uma sacola, que também é plástica, mas feita de um material melhor. Quando o consumidor é cobrado, ele não vai jogar fora a sacola, e sim reusá-la”, enfatizou. “A sacola plástica é muito prática. Ela não vaza, não mancha, mas as atuais são muito fracas”.

Íntegra e link para as matérias relacionadas em:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL351268-5606,00.html

2 comentários:

Andrea Rifer disse...

Caracas, vc está em todos os lugares agora. Espero que essa coisa de sacola de pano se espalhe mesmo. Tà famosa hein! Vc merece!
Beijos

Andrea Mieko disse...

Olá!
Coloquei uma propaganda sobre a Sacola de vocês no meu blog.
Depois dêem uma conferida!
www.meumundosustentavel.blogspot.com
Sucesso!