sexta-feira, 23 de maio de 2008

Vida Marinha + Wyland

Na semana (16) rolou o Meeting Vida Marinha, que teve como destaque a presença do artista plástico Wyland, da Wyland Foundation. Seu trabalho é viajar o mundo e sensibilizar as pessoas para a importância de manter o ecossistema marinho para o equilíbrio do planeta. Em sua passagem por Santos, pintou dois painéis no Aquário Municipal. Lindos.

Na apresentação, falou sobre seu envolvimento com o tema, como a arte é transformadora. Seu estilo de vida é bastante condizente com sua prática, pelo que me pareceu. Nunca trabalhou para um empresa, fez de seu hobbie sua profissão e bandeira, e inspira crianças e adultos com uma forma de comunicação que ultrapassa as barreiras da língua.

No seu discurso, o mesmo tom de Al Gore, que fala sobre a responsabilidade que nossa geração recebeu de mudar o curso da história, que ainda há tempo e que podemos, sim, transformar nosso modo de vida, produção e consumo, assumindo posição pró-ativa, cobrando soluções. "É hora de começar a se doar", alertou.

"Eu absorvo tudo que vejo por onde passo, assimilo e coloco em minhas pinturas", disse Wyland. Com isso, pretende tocar as pessoas, acreditando sempre que o melhor investimento é nas crianças. "quando fazemos crianças seres melhores, fazemos um mundo melhor", enfatizou.

Ainda no evento, Roberto Vámos, do Surfrider Foundation Brasil, fez um balanço das atividades, citando os projetos como a escolinha de Surf da Rocinha, no Rio de Janeiro, das influências efetivas em políticas públicas em defesa da vida marinha, e campanhas e programas de educação ambientais com foco em crianças.

"O mar é o maior parque de diversões do mundo", disse Vámos, chamando a atenção para os desdobramentos do aquecimento global nos mares. Uma vez aquecidos, os mares estão mudando a química, favorecendo a proliferação de algas e bactérias, ameaçando a fauna e flora marinha e, ainda a saúde humana.

Vámos trouxe provocações, forçou o público a refletir e cobrar mudanças nas políticas públicas como forma estratégica de mudança.

O evento seguiu à tarde com as apresentações do projeto Tamar, dos Embaixadores do Meio Ambiente, e a palestra de encerramento sobre a importância da preservação das baleias. Estive presente apenas no 1º período, então meu relato fica por aqui.

Nenhum comentário: