quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day - Mudanças Climáticas


Blogueiros de mais de 130 países participam hoje (15/10) do Blog Action Day. Neste ano, o tema é Mudanças Climáticas, por estarmos há menos de dois meses da Conferência do Clima (07/12) em Copenhague, onde se discutirá políticas públicas de metas de redução de emissão de carbono.

Quando falamos em crise climática, devemos refletir sobre qual a contribuição de cada indivíduo na questão em cada um de seus papéis sociais, como consumidor, cidadão, governante, membro da iniciativa privada, legislador, defensor do meio ambiente, enfim, tantas outras funções que desempenhamos.

Cada um deve assumir o compromisso de diminuir seu rastro de carbono. Da parte governamental, deve-se acompanhar, sugerir, participar das discussões, encaminhar sugestões e tentar, de alguma forma, influenciar nas decisões. Este é o verdadeiro exercício da cidadania.

Se há algo de positivo na crise climática, creio que seja o fortalecimento dos movimentos sociais de todos os gêneros, discutindo e cobrando políticas eficientes para lidar com o problema. A questão passa por diversos níveis, desde planejamento familiar a consumo consciente e destinação adequada de resíduos e os atores envolvidos estão na mesa de conversa, basta observar o número de eventos pelo país sobre o tema nos últimos meses.

Para regionalizar o tema, aqui na região estamos observando a elaboração do Planejamento Ambiental Estratégico da Secretaria do Estado de Meio Ambiente. Conlcuído, o documento serivirá de base para determinar os locais mais adequados para instalação das indústrias que darão suporte à exploração de petróleo e gás, entre outras atividades. Os holofotes se voltaram para cá desde o anúncio do pré-sal, uma benção para uns, o colapso ambiental para outros.

Mais posts sobre o tema no blog coletivo Faça sua Parte.

Nenhum comentário: