domingo, 27 de janeiro de 2008

Avanço do desmatamento

O equivalente a 320 mil campos de futebol é o total de área desmatada entre agosto e dezembro de 2007, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Enquanto um ministro atribui a acelaraçao do processo de devastação ao avanço da pecuária, outro atribui à falta de fiscalização, e assim vamos tocando.

Já o presidente interino do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Margarido, comentou no último dia 24 sobre a questão do aumento no desmatamento no País. Preocupado com o possível agravamento da crise a partir do avanço das obras do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), afirmou o seguinte:

'Em todos os países do mundo, o modelo de desenvolvimento sempre representou degradação de recursos naturais, isso ocorreu nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia. O modelo de desenvolvimento capitalista é intensivo em uso de recursos naturais. No Brasil, precisamos provar que somos capazes de promover o desenvolvimento econômico e social com proteção dos recursos naturais'.

Uma difícil missão, considerando o modelo capitalista. Vide China. Cabe às autoridades nortearem o crescimento, se será nos moldes da China ou da Europa. Melhor ainda, façamos um antropofagismo de modelos econômicos e vamos ver o que devolvemos ao mundo.

Nenhum comentário: