segunda-feira, 30 de julho de 2007

Haja árvore!

Segundo estimativas do Ministério de Ciência e Tecnologia, o Brasil libera 1 bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Com esses dados, o País detém o título de 4º maior emissor de gás carbônico no planeta. Tudo isso por conta do desmatamento e das queimadas realizadas na Amazônia.

Já pensou quantas árvores deveriam ser plantadas para compensar tamanha poluição? Mas as florestas não são depredadas sem motivo. Há demanda por madeira na construção civil, indústria moveleira, entre outros setores.

Um simples olhar em volta é suficiente para saber o quanto consumimos nossas florestas: mesas, papel sulfite, jornal, lápis, palito de sorvete e a lista segue. Na próxima ida ao supermercado, experimente ler o rótulo da embalagem para saber a procedência da matéria-prima.

Algumas empresas trabalham com madeira proveniente de florestas de manejo ou reflorestamento. A floresta de manejo é sustentável, pois alterna as áreas de plantio e não esgota o solo, o que não acontece necessariamente no reflorestamento.

Nenhum comentário: