terça-feira, 31 de julho de 2007

Troca de lâmpada

Embora os Estados Unidos não tenha assinado o Protocolo de Kyoto, que prevê o compromisso das nações de diminuir a emissão de gases poluentes que produzem o efeito estufa, há várias ações de ONGs que aliviam um pouco esse impasse político.

A dica do Instituto Akatu é o movimento chamado 18 seconds, que tomou força na internet e tenta convencer os cidadãos de trocar as lâmpadas tradicionais por fluorescentes econômicas, com o objetivo de diminuir os impactos do aquecimento global. O nome refere-se aos segundos que um indivíduo leva para trocar uma lâmpada.

Lançado em 1º de janeiro de 2007, o hotsite mostra quantas lâmpadas econômicas foram compradas naquele país desde então. De acordo com os cálculos do site, os EUA deixaram de emitir mais de 31 bilhões em CO2 com a troca das lâmpadas até o momento presente. É possível ainda ver o ranking de eficiência por estados.

No Brasil, em tempos de pós-apagão, conhece-se bem a diferença no final do mês na conta de luz com a troca por lâmpadas econômicas. Além de eficientes em termos ambientais, por produzirem mais energia e menos calor, duram em média 4 anos, contra alguns meses das convencionais.

Nenhum comentário: