quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Leilão de créditos de CO2 em SP

A prefeitura de São Paulo realizará o 1º leilão de créditos de carbono no País, originados do aproveitamento do gás metano produzido pela decomposição do lixo no aterro Bandeirantes, em Perus, zona norte da cidade.

Desde o início de 2004, a empresa Biogás, concessionária que explora o aterro, passou a fazer a captação, queima e aproveitamento do gás para produção de energia. A fim de conseguir os créditos de carbono, a prefeitura protocolou na ONU (Organização das Nações Unidas) um pedido de expedição de certificados de emissão reduzida.

No total, serão leiloados 800 mil créditos, a uma média de 16 euros, e a operação acontecerá na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), na capital. O montante arrecadado será revertido nos programas ambientais no entorno dos aterros.

Quem tiver curiosidade, pode acessar a minuta do edital do leilão. A consulta pública encerrou-se no último dia 20 de julho e ainda não há data definida para a realização da transação na BM&F.

O processo para emissão de créditos é bem complexo, mas fica disponível para consulta pública no site da Clean Development Mechanism (CDM). O programa da Biogás, com detalhes do projeto e fotos, adaptações realizadas ao longo dos 4 anos, também está lá.

Nenhum comentário: