terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sustentabilidade em debate

O programa Invenções do Contemporâneo, produzido em parceria com a CPFL Energia e exibido pela TV Cultura, ontem teve como tema Sustentabilidade e Aquecimento Global.

Mediada por Paulo Markun (jornalista e diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta), a edição contou com a presença de Carlos Nobre (CPTEC/INPE), Hugo Penteado (ABN AMRO Asset Management), João Augusto Fortes (Centro Tom Jobim/Amazon life), Rogério Cezar de Cerqueira Leite (Unicamp/Sincroton) e Tatiana Deana de Abreu Sá (EMBRAPA/Universidade Federal do Pará e da Amazônia).

Muito foi dito sobre as responsabilidades do aquecimento global, e vários pontos convergem para a questão do crescimento, que está relacionado com a melhoria da qualidade de vida da população. Em última instância, o Capitalismo é o potencializador do aquecimento global, essa é minha leitura.

Pelo ponto de vista econômico, apresentado por Hugo Penteado, está na hora de rever os princípios da Economia, concebidos há mais de 200 anos, quando se pensava os recursos como fontes infinitos e inesgotáveis e, conseqüentemente, adotando uma postura degenerativa em relação ao planeta.

O crescimento exponencial pelo qual passam países como China e Brasil tendem a agravar ainda mais o problema ambiental, pois é necessário aumentar a produção de energia para fomentar os mecanismos do desenvolvimento. Carlos Nobre, da CPTEC/INPE, destacou que não é viável "plantar" biodísel para atender à demanda. Deve-se desenvolver outras opções de combustível menos poluentes e não-fósseis.

No site do Espaço Cultural CPFL é possível conferir mais informações sobre a série Aquecimento Global.

Nenhum comentário: