sábado, 25 de agosto de 2007

Emissômetro

Mais uma do prefeito verde Kassab. Na 6ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa de São Paulo, no último dia 22, foi lançado o emissômetro, que calcula a diminuição de gases poluentes por conta da troca da frota de ônibus na Capital.

Os valores são atualizados online e referem-se ao período de 2006 até o momento de acesso à página. Exatamente agora, a calculadora mostra que o ganho foi de 1.403.979,62.

Outros pontos foram apresentados e discutidos durante o evento, como mostra o site da Fapesp. Ira Magaziner, diretor da Iniciativa de Mudanças Climáticas da Fundação Clinton, afirma que não haverá impacto ambiental real se não mudarmos os padrões de eficiência energética.

De acordo com Magaziner, as cidades são responsáveis por 75% da energia consumida no planeta e que, nas 40 maiores metrópoles, de 35% a 50% da energia é desperdiçada por ineficiência das edificações, com ar-condicionado e com luzes ligadas sem necessidade.

Com uma visão menos otimista, o meteorologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acredita que não é mais possível reverter o aquecimento global. Ele pede foco nas adaptação necessárias para que o Brasil conviva com o aquecimento global, por conta da desigualdade social. Para Nobre, faz-se necessário investimentos em estudos sobre as vulnerabilidades. Enfim, investir em pesquisa.

Nenhum comentário: