domingo, 5 de agosto de 2007

Dia Mundial Sem Carro


Os movimentos lançados e abraçados por pessoas do bem na cidade de São Paulo estão transformando a concepção da metrópole. O movimento “Nossa São Paulo é Outra Cidade”, sob a batuta de Oded Grajew, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, propõe o Dia Sem Carro, em 22 de setembro, integrando-se ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, de Bogotá (Colômbia) até Tóquio (Japão).

Segundo estimativas da CET de São Paulo, cerca de 500 carros novos passam a circular na cidade por dia. Um único dia dedicado ao transporte público traz um ganho significativo para diminuir a emissão de CO2 na capital. Vale lembrar um ônibus equivale a 50 automóveis.

O evento contará com atividades espalhadas pela cidade, passeios ciclísticos, caminhadas, distribuição de panfletos alertando sobre a influência do transporte individual sobre o aquecimento global, entre outras.

Mesmo que a despoluição do Tietê ainda possa parecer um sonho distante, pequenas atitudes como o Dia Sem Carro podem mudar a forma como o paulistano enxerga sua contribuição para melhorar a qualidade de vida na maior metrópole da América Latina.

O lançamento oficial acontece no dia 8 de agosto e contará com a presença do prefeito Gilberto Kassab, que tem demonstrado empenho em relação às questões ambientais. Pelas suas ações, vê-se que aplica adequadamente as ações do Protocolo de Kyoto.

Nenhum comentário: