terça-feira, 14 de agosto de 2007

Madeira: vilã ou anjo-da-guarda?

Nos últimos tempos, o uso responsável da madeira está em pauta. O que é muito válido, pois o extrativismo puro e simples pode esgotar o solo. Segundo especialistas, a saída é a madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council - Conselho de Manejo Florestal). O selo verde, conferido pela FSC, garante que a extração da madeira é feita de forma sustentável.

No Brasil, existem algumas empresas que trabalham para conseguir ou manter o selo FSC. De fabricantes de papel sulfite a palitos de fósforo. Na hora de comprar um item básico, como papel higiênico, confira se a marca é certificada.

No que diz respeito à arquitetura e construção, já existe uma corrente que defende a utilização da madeira como seqüestro de carbono. O arquiteto Ricardo Caruana, argentino radicado no Brasil, defende a idéia de que a madeira tem vida útil e, antes de morrer e devolver todo o CO2 de volta à atmosfera, deveria ser usada de maneira sustentável.

Conforme Caruana, as estruturas de madeira em uma edificação e sua mobília são exemplos de poluição enlatada a serviço da humanidade. Assista à entrevista ao Repórter Eco, da TV Cultura.

Nenhum comentário: