Carbono Zero fez uma enquete para saber se os internautas estão dispostos a diminuir o consumo de carne em prol do planeta. Fico feliz que 47% faria sim um esforço, mas 23% confessou que seria sacrifício, porque adoram um boi. Alegria em saber que 17% são vegetarianos, mas 11% desconhecem a relação entre consumo de carne e agravamento do aquecimento global.
Bom, pra fazer a história curta, o gado ocupa áreas largas e exige o desmatamento, diminuindo a absorção de CO2. A criação dos animais em si é emiti níveis elevados de gás metano, 23 vezes mais poluentes que o CO2. Isso somente com o “pum” das queridas vaquinhas meigas. Isso é sério, há dados. Além do mais, para que um quilo de carne esteja na sua casa, foi emitida 1 tonelada de CO2. Deu pra sacar a relação?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
fora a quantidade de água utilizada no processo da carne, luz. a carne de porco é a que consome mais, por exemplo. neste site - http://www.waterfootprint.org/?page=files/home - mais dados sobre o consumo desnorteado de água. beijos,
paula [psustentavel@gmail.com]
Olha que legal seria explicar essa do pum do gado para criancas. Quanta coisa...
Um dia chego lá e corto meu consumo de carne. Reducao já virou realidade!
Abracos,
Clarisse
excelente pesqusa, preciso colocar seu blog no meu blog assim como vc fez no seu, estou aprendendo a mexer ali. abração Hugo (ah eu sou vegetariano, uma das razões é justamente a relação com o planeta: a eficiência alimentar despenca quando comemos carne pelo simples fato que não comemos a vida do boi, mas a sua morte - ah, abaixo a vitela, credo) depois falo mais sobre isso, pq comer carne demais é ineficiente, causa câncer, sofrimento, crueldade e destruição do planeta... esse é um baita karma ...
Isso tudo sem contar a grande quantidade de água que é consumida pelos bovinos desde a fase de bezerro, até o abate. Seria interessante questionarmos sobre o brasil como exportaor de carne, se "exportamos apenas carne ou se exportamos nossa água tbm?"
Postar um comentário