sexta-feira, 23 de maio de 2008

Menos carne para um planeta mais saudável

Carbono Zero fez uma enquete para saber se os internautas estão dispostos a diminuir o consumo de carne em prol do planeta. Fico feliz que 47% faria sim um esforço, mas 23% confessou que seria sacrifício, porque adoram um boi. Alegria em saber que 17% são vegetarianos, mas 11% desconhecem a relação entre consumo de carne e agravamento do aquecimento global.

Bom, pra fazer a história curta, o gado ocupa áreas largas e exige o desmatamento, diminuindo a absorção de CO2. A criação dos animais em si é emiti níveis elevados de gás metano, 23 vezes mais poluentes que o CO2. Isso somente com o “pum” das queridas vaquinhas meigas. Isso é sério, há dados. Além do mais, para que um quilo de carne esteja na sua casa, foi emitida 1 tonelada de CO2. Deu pra sacar a relação?

4 comentários:

Anônimo disse...

fora a quantidade de água utilizada no processo da carne, luz. a carne de porco é a que consome mais, por exemplo. neste site - http://www.waterfootprint.org/?page=files/home - mais dados sobre o consumo desnorteado de água. beijos,
paula [psustentavel@gmail.com]

clabrazil disse...

Olha que legal seria explicar essa do pum do gado para criancas. Quanta coisa...

Um dia chego lá e corto meu consumo de carne. Reducao já virou realidade!

Abracos,
Clarisse

Hugo Penteado disse...

excelente pesqusa, preciso colocar seu blog no meu blog assim como vc fez no seu, estou aprendendo a mexer ali. abração Hugo (ah eu sou vegetariano, uma das razões é justamente a relação com o planeta: a eficiência alimentar despenca quando comemos carne pelo simples fato que não comemos a vida do boi, mas a sua morte - ah, abaixo a vitela, credo) depois falo mais sobre isso, pq comer carne demais é ineficiente, causa câncer, sofrimento, crueldade e destruição do planeta... esse é um baita karma ...

Marcelo Rabelo Zuza disse...

Isso tudo sem contar a grande quantidade de água que é consumida pelos bovinos desde a fase de bezerro, até o abate. Seria interessante questionarmos sobre o brasil como exportaor de carne, se "exportamos apenas carne ou se exportamos nossa água tbm?"