sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água (22 de março), prefiro lembrar das soluções para minimizar a escassez e a distrição desigual desse recurso renovável. Em primeiro lugar, as empresas representam 70% do consumo da água tratada. Ou seja, o setor privado deve se ocupar em implantar sistema de reuso da água e tratamento dos efluentes antes de despejá-los de volta nos rios, contaminando mananciais.

O poder público também pode ajudar, sancionando leis que imponham a capatação de água de chuva para uso não doméstico em edifícos públicos e prédios residenciais. Afinal, quem precisa regar o jardim com a mesma água destinada para preparar alimentos? As calçadas, então, quanta honra lavá-las com água tão nobre. É, porque a população continua ensaboando as frentes de suas casas e jorrando água pela mangueira.

E o cidadão comum pode economizar mudando seu comportamento, fechando a torneira ao escovar os dentes, mantê-la fechada até enxaguar a louça, acumular roupa para que a máquina de lavar seja usada com sua capacidade máxima, entre outras ações.

Continuo acreditando na força do 1+1. E você?

Acompanhe mais sobre o debate no Faça a sua parte.

Um comentário:

Allan Robert P. J. disse...

Luz,
Propror soluções é a forma mais positiva de enfrentar o problema. Gostei. :)