quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sem carro e de olho no Tietê


A Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica promove atividades para o Dia do Rio Tietê e o Dia Mundial sem Carro, no dia 22 de setembro. O objetivo é chamar a atenção dos paulistanos para a questão da poluição do rio e da emissão dos gases poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina.

Paulistanos e outros mais cidadãos de várias metrópoles no mundo, como Tóquio e Bogotá, serão convidados a deixar o carro em casa e participar de passeios ciclísticos, caminhadas, atividades físicas, e muito mais.

No dia 22, às 9 horas, a Rede das Águas realiza uma "barqueata" (foto edição 2006) no Rio Tietê, no trecho entre as pontes Cruzeiro do Sul e das Bandeiras. A programação inclui ainda atividades culturais, artísticas e esportivas, com a participação do Clube de Amigos da Bike, com bicletada; do Voluntariado da SOS, com caminhada e da Equipe Motorola SOS Mata Atlântica de Aventura, que conduzirá a navegação em botes infláveis, caiaques e barcos a remo com esportistas dos Clubes Pinheiros, de Regatas e do Tietê.

Para ter um panorama da situação do Tietê e sobre bacias hidrográficas, gestão da água assim como o resultado das análises do monitoramento, basta acessar o site Rede das Águas

Sem carro
O Dia Mundial sem Carro é uma iniciativa do movimento Nossa São Paulo, outra cidade e chama para a reflexão. Segundo estimativas da CET de São Paulo, cerca de 500 carros novos passam a circular na cidade por dia. Um único dia dedicado ao transporte público traz um ganho significativo para diminuir a emissão de CO2 na capital. Vale lembrar que um ônibus equivale a 50 automóveis.

Nenhum comentário: