sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia Mundial sem Carro


Amanhã é o Dia Mundial sem Carro e é momento de reflexão sobre nosso impacto individual sobre a aceleração do aquecimento global.

Várias atividades vão acontecer em Sampa, como a "Virada Esportiva", aqui na Baixada vai ter bicicletada e em mais de 1.500 cidades do mundo. E parte de cada um deixar o carro em casa neste sábado e ver como seria apenas um único dia sem depender de um veículo de transporte individual.

Na Capital a programação é extensa, com envolvimento da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, unidades do Sesc, entre outros movimentos. Como por exemplo o Dia Sem Carro da Bicicletada, que começa às 9h com atividades lúdico-educativas na Praça do Ciclista, que fica na altura do número 2.440 da Av. Paulista (próximo à Estação Consolação). A Massa Crítica sai às 15h (concentração a partir das 14h).

Aqui cabe um parênteses para falar da Massa Crítica (Critical Mass). O movimento surgiu nos idos de 90, em São Francisco e se espalhou pelo mundo. A Massa Crítica não é uma organização, uma ONG ou algo do tipo. É apenas um grupo que se une para barganhar seu espaço na malha viária.

Em São Paulo, no dia 31 de agosto, aconteceu a Bicicletada dos Executivos (foto), que reuniu mais de 60 pessoas de terno, gravata e tailleurs em plena happy hour, saindo da Praça dos Ciclistas, na avenida Paulista.

O objetivo do Dia Mundial sem Carro é repensar a forma de locomoção nas grandes cidades, exigir transporte público de qualidade e ver que outras maneiras são viáveis. Sugestão pra abrir a cabeça: Apocalipse Motorizado

Nenhum comentário: