segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Desertificação

O aquecimento global está criando um novo tipo de refugiado: o refugiado do clima. Como o processo de desertificação avança continuamente, afetando 200 milhões de habitantes. Porém, dois bilhões de pessoas (um terço da população) vivem em zonas de risco, segundo um estudo da Universidade das Nações Unidas, publicado em junho.

Por conta do quadro, a ONU está reunida nos próximos 15 dias, em Madri, na VIII Conferência da ONU sobre a Luta contra a Desertificação. Nesta quinzena, especialistas de 200 países discutem como combater a seca, que ameaça um terço da população mundial, e redigirão um plano de ação para os próximos dez anos.

A preocupação com o crescimento da desertificação tem vários pontos a serem abordados. A questão do plantio sustentável é um deles. Daí chegamos à pergunta que não quer calar, por Sivakumar, membro da Organização Meteorológica Mundial: "Hoje alimentamos uma população mundial de 6,3 bilhões de pessoas com os 11 por cento da superfície da Terra que podem ser usados realmente para a produção de comida. A pergunta é: conseguiremos alimentar os 8,2 bilhões de pessoas que, segundo se prevê, viverão no globo em 2020 com uma quantidade ainda menor de terra arável?"

Nenhum comentário: